top of page

Nem caranguejo nem lagosta, apenas Centolla!

 

Encontrados no Chile e na Argentina, principalmente em suas regiões patagônicas, a centolla pertence a categoria dos crustáceos e é super valorizada na gastronomia mundial.

 

Pronunciadas “centodjas” na Argentina e “centolhas” no Chile, esse caranguejão tem o sabor definido como um meio termo entre o comum caranguejo e a nobre lagosta.

 

Não se assute com o tamanho que elas podem chegar. Algumas medem 2 metros de pata a pata e podem pesar até 8 kg! São encontradas normalmente a 150 metros de profundidade e algumas a mais de 600.

 

Na Patagônia Argentina, são pescadas na costa do Comodoro Rivadavia pelo Talisman, barco-fábrica de tecnologia russa. Após a captura, são selecionados, limpos e fervidos em água do mar. Depois de esfriar, são congelados e glaceados (uma fina camada de gelo se forma sobre a carapaça) e, enfim, embalados. O iní­cio do processo ocorre, no máximo, meia hora depois que são retirados das armadilhas. Assim, o alimento continua muito fresco até chegar ao consumidor. Em alguns restaurantes, você pode escolher ainda vivas para comer.

 

Ainda não há uma limitação oficial da quantidade anual que pode ser pescada na Argentina, sobretudo porque, até recentemente, a atividade ali ainda era artesanal. 

 

Se está em Ushuaia, não deixe de provar essa delícia! Alguns lugares servem ela inteira, pura; e outros a carne já sem a casca, no alho e óleo ou gratinada.

 

 

© 2014 by Lizya Yukizaki. Created with Wix.com

bottom of page