
Delícias de Buenos Aires
Eu ADORO a gastronomia argentina e em Buenos Aires, por ser a capital, encontramos do bom e do melhor! Confira as delicinhas argentinas típicas e super encontradas lá.
Parrilla: é o churrasco argentino. Apesar de eu não ser muito fã porque acho que vem com muita gordura, as carnes argentinas são mais macias, porque o o gado porteño, criado nos pampas, não desenvolve músculos. Você vai ouvir muito falar nessas: picanha, bife de chorizo (contra-filé), asado de tira (costelas), bife de lomo (filé mignon) e cochinillo (leitãozinho). Sem dúvida, a melhor parrilla que comi foi no La Cabrera, que fica na José Antonio Cabrera 5099, em Palermo. Para os que estão em Puerto Madero sugiro o Cabañas Las Lilas e não mais o Siga La Vaca (acho que caiu muito).
Empanadas: parecidas com o nosso pastelzinho de forno. Tem de vários sabores e são vendidas em qualquer padaria/lanchonete. Normalmente são assadas e são bastante comuns em bar, sendo servida no contexto de uma refeição rápida ou quando degustada como entrada em restaurantes. Dica: El San Juanino. Esse café-restaurante já levou vários prêmios de concurso das “melhores empanadas da cidade”. Fica na Recoleta, calle Posadas, 1515.
Medialunas: é como um croissant. Também tem em toda esquina. O café mais antigo da cidade, Café Tortoni, vende umas deliciosas. Mas não é só lá não. Existem muitas e muitas cafeterias com uma mais deliciosa que a outra. O Café Tortoni fica no Centro, na avenida de Mayo, 825. Vale a pena provar de lá porque o café é também um ponto turístico. Então não custa nada deixar pra dar uma passadinha lá fim da tarde para provar dessa delícia.
Sorvete de Dulce de Leche: o doce de leite argentino é super famoso, em helado então, melhor ainda! As mais conhecidas são a Freddo e a Abuela Goye. Elas tem lojas em vários lugares. Gosto da Abuela das Galerias Pacífico, na Florida; e da Freddo que fica em frente ao Cemitério da Recoleta.
Choripán: é conhecido como refeição rápida e típica das saídas dos estádios de futebol na Argentina. Do espanhol Chorizo e pan, o sanduíche é feito com duas fatias de pão (nosso conhecido pão francês) e chouriço, normalmente temperado com salsa criolla ou chimichurri. m ótimo momento pra provar dessa delícia é quando estiver fazendo seu passeio pelo Caminito e La Boca. Na rua principal, alguns restaurantes fazem apresentações do famoso tango portenho, então uma boa pedida de almoço é choripán + Quilmes + showzinho de tango.
Alfajor: é um tipo de biscoito à base de maisena que lembra um pouco o nosso pão-de-ló. Delicioso! Você vai econtrar muitos dele nas vendinhas de Buenos, chamdas de quiosco. Os mais conhecidos são o da Havana e o da Cachafaz. Mas existem inúmeras marcas.
Guacamole: apesar de ser uma iguaria mexicana e de não ser propriamente uma comida, é bem presente em Bue. É um creme de abacate e é saboreado normalmente com os panchos (cachorro-quente argentino). Mas repito, não é o mais típico da argentina e é encontrado também em outros países da América do Sul.
Vinhos Argentinos: apesar da uva malbec não ser argentina, e sim francesa - mais precisamente da região de Bourdeaux, essa uva se consagrou em solo argentino, em especial em Mendoza, Salta, Patagônia, San Juan e La Rioja. Por isso que quando se fala de vinho malbec, muitos associam de pronto a nossa vizinha Argentina. Além da Malbec, existem outras bem apreciadas em Buenos Aires e em toda a Argentina. Tintas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo, Bonarda e, em uma menor participação mas em evolução, Pinot Noir e Syrah. Brancas: Chardonnay, Torrontés com especial ênfase nas regiões de Salta e La Rioja, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc. Lugares bons de comprar uma botella: Winery, Lo de Joaquin Alberdi, Frappe e Ligier.
