
Como se locomover ?
Sabemos que a melhor forma de se locomover em algum lugar é sempre a mais barata. Desconsiderando questões de segurança, de áreas menos ou mais perigosas, andar de ônibus e de metrô é barato em qualquer lugar do mundo, e em Buenos Aires não é diferente. Os taxis em Buenos também não são caros, então vale de tudo para conhecer essa cidade maravilhosa! Se você se sentir mais seguro andando de táxi, ok, opte por isso, mas lembre-se: nem todos os taxis são confiáveis. Buenos Aires, como toda grande cidade, tem seus problemas com o binômio violência/segurança, mas na minha opinião, ainda é seguro andar nos meios de transportes de massa, desde que você tome as devidas preocupações, como ter cuidado com a sua bolsa e não andar desfilando com o seu celular. Inclusive, andar nesses transportes tornou-se algo comum entre os visitantes de Buenos Aires, pois uma das atrações da cidade, além das mais conhecidas, era o metrô da Linha A. Consistia em um trem todo de madeira, que foi conservado e preservado desde 1913, e ainda em funcionamento. Hoje em dia, creio que ele não está mais em circulação, o que é uma pena, pois realmente era uma graça!
IMPORTANTE, LEIA!
Em Buenos Aires, os ônibus só aceitam moedas! Então não adianta achar que vai entregar uma nota ao "cobrador" e ele vai lhe dar o troco. Não existe cobrador. Você coloca suas moedas numa máquina e ela mesma dá o troco, também em moedas. Isso é bom, mas é um grande problema para os turistas desprevinidos. Digo isso, porque é dificil você achar um lugar para trocar suas notas por moedas. O dono da banca de jornal, o dono da padaria ou da lojinha de cigarros sempre precisa de moedas para facilitar no troco, então dificilmente ele abrirá mão delas por uma nota que você oferecer. Isso te atrasa nos passeios e você perde um tempão nessa brincadeira.
EXCELENTE DICA: Saiba como não entrar numa furada!
Existem umas vendinhas em Buenos chamadas de Kioscos. São lojinhas pequenas que vendem de tudo, água, chocolates, biscoitos, alfajor, cigarros e os famosos CARTÕES SUBTE. Assim que chegar na cidade, procure um kiosco e compre seu cartão. E ali mesmo recarregue ele com um quantia razoável. Se precisar de mais, entre em outro kiosco e coloque mais crédito (tem kiosco pra tudo que é lugar!). Com esses cartões, você paga qualquer ônibus e qualquer metrô da cidade. Ou seja, esqueça essa ideia de moedas. Por três motivos: um é essa facilidade para pegar os transportes públicos. O outro é simplesmente porque com ele você paga mais barato nas passagens. Por exemplo: se o bilhete comum do metrô custar 3 pesos, usando o cartão, você pagará 2,50. E assim funciona com o ônibus. E o ultimo motivo é que você pode usar esse mesmo cartão para várias pessoas ao mesmo tempo. Um passa pelo roleta, o outro também, e assim por diante. Sério, essa foi a melhor dica que eu recebi na face da terra! Nunca me esqueço de ficar mais de 1h tentando arrumar monedas. Ah, você pode recarregar esse cartão no metrô também.

Olha que charmoso o trem da linea A.