
Pense em jovens querendo aprender uma língua nova.
Pense em idosos com tempo de sobra em asilos.
Pense em São Paulo, Brasil.
Pense em Chicago, Estados Unidos.
Agora dê utilidade a tudo isso.
Foi assim que a rede de ensino de idiomas CNA, através da agência de publicidade FCB Brasil, divulgou seu novo método de ensino: o Speaking Exchange. O sistema de aprendizagem funciona através de uma video conferência entre jovens e idosos. Jovens brasileiros treinam inglês com idosos americanos.
A primeira experiência foi realizada com 30 estudantes da unidade do CNA do bairro da Liberdade, São Paulo, e 12 idosos do Windsor Park Retirement Community, em Chicago.
O interessante desse sistema é a integração realizada, além do simples conhecimento da língua. Idosos, já distantes de suas famílias, e alguns até mesmo sem a presença de uma, ocupam-se através de boas conversas com pessoas que poderiam ser seus netos. Eles perguntam a idade uns dos outros, o que gostam de fazer, contam experiências, e ao mesmo tempo cumprem com o objetivo do treinamento: o aprendizado (de ambas as partes).
Esses vídeos são utilizados para a avaliação do aprendiz da língua. Os professores assistem e avaliam o deselvolvimento do aluno. É algo invovador e muito bem pensado, pois torna o ensino dinâmico e real, além de oferecer aos idosos tempo, carinho e atenção.
Veja o vídeo ao lado! É de emocionar...
A rede CNA pretende expandir esse projeto de ensino para as outras 587 unidades de todo o país. Torcemos para que não demore e o país seja infestado desse método fofo e original de aprendizado!


