
O que fazer em El Chaltén?
Cerro Fitz Roy
Conhecido na região também por El Chaltén (mesmo nome do povoamento local), o cerro Fitz Roy tem seu nome em homenagem a Robert FitzRoy, capitão do navio que levou Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo. É considerado como o maior de todos os desafios dos alpinistas profissionais, pois apesar da sua altitude não ser tão alta (3.375m), possui paredes verticais que requerem técnica e profissionalismo para serem alcançadas. Além disso, essa região possui bruscas mudanças climáticas, o que prejudica os aventureiros alpinistas (por isso, muitos já morreram no local).
Para os turistas em busca dessa aventura, existe uma trilha que chega até a base do Cerro. O caminho é realmente muito bonito, porém de nível de dificuldade intenso e com inclinações bem cansativas no final. O trekking todo (de ida e volta) dura cerca de 8h, além do tempo de contemplação da famosa Laguna de los Tres (ponto ápice). Alguns mochileiros acampam no meio do caminho para aproveitar mais ou por ser realmente cansativo o percurso. É uma mistura de floresta com lindas paisagens de geleiras e montanhas cobertas de neve. Vá com roupa confortável, principalmente um bom tênis, e leve casaco, pois a mudança climática é constante. Além disso, leve seu lanche, pois certamente esse será o seu almoço. A melhor parada para comer, sem dúvida alguma, é na Laguna de los Tres
Cerro Torre
O ponto principal da sua aventura até o Cerro Torre é a Laguna Torre. São mais ou menos 22km de caminhada, o que dura, sem excessivas paradas, cerca de 6h. Assim como no Cerro Fit Roy, o percurso exige um nível de esforço físico alto, porém, mais fácil que o primeiro. Leve pouca coisa, vá com roupa adequada e não se esqueça do seu lanche e água. Como fiquei 2 dias na cidade, resolvi escolher o trekking até o Fit Roy. Mas se você tiver mais tempo, faça todos e, se possível, alterne os passeio de trekking e geleira para não ficar cansativo demais. Um dia escolha o Torre, outro conheça o Glaciar Viedma, e no outro arrisque-se no trekking do Cerro Fitz Roy.
Dica:
Não compre sua passagem de volta de ônibus no mesmo dia que fizer o trekking dos Cerros, pois corre o risco de você perder! Eu fiz essa besteira e tive que voltar praticamente correndo montanha abaixo hahaha
Glaciar Viedma
Localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, é o maior glaciar da Argentina. Sua superfície tem 978 Km quadrados. As propostas para conhecer o Lago Viedma e o Glaciar são adaptadas às necessidades de cada viajante. Normalmente são três níveis de atividade. O viedma Light dura cerca de 3h e é um passeio de barco pelo Lago Viedma até chegar na parte frontal do glaciar. Já o Ice Trek tem duração total de 6h, incluindo um trekking de duas horas e meia sobre a geleira, onde são exploradas fendas e cavernas. O viedma Pro dura 9h e possui um nível de dificuldade maior, pois requer que você faça escaladas. E o full day, por fim, tem duração de 12h e abrange o viedma light e o ice trek.
Mirador Los Condores
É o trekking mais fácil na sua estada em El Chaltén, que pode ser feito em meio dia, já que a subida não demora mais de 1h. A vista do mirador é a visão de toda a cidade.


