top of page

O que fazer em Ushuaia?

 

Canal Beagle:

O passeio pela Baía de Ushuaia passa pelo famoso Farol Eclaireurs e pelas ilhas do arquipélago Bridges, como a Isla de los Lobos, habitada spor leões marinhos, e pela Isla de los Pájaros, habitada por aves, como albatroz, patos e cormorão. No cais, várias operadoras oferecem excursões na parte da manhã e da tarde.

 

Parque Nacional Terra do Fogo:

Fica a 12km a oeste de Ushuaia ao longo da RN 3. O parque Nacional Tierra del Fuego, o mais austral do continente e primeiro parque nacional costeiro da Argentina, se estende por 630 km2 do Canal Beagle ao sul para além do Lago Fagnano ao norte. Apesar de imenso, apenas 2 mil ha estão abertos ao público, com um sistema pequeno de trilhas curtas e fáceis. O restante do parque é protegido como reserva natural estrita.  Para acessar o parque você poder ir pela estrada ou pelo Tren del Fin del Mundo, o que acho bem mais legal. Saiba mais abaixo. Ah, lá você pode ter no seu passaporte o carimbo do “Fin del Mundo”.

 

Glaciar Martial:

A geleira em si não é tão interessante quanto a vista que você pode ter lá de cima. A paisagem de Ushuaia e do Canal Beagle é fantástica. O Glaciar é bem acessível. Se está disposto a uma boa caminhada, você pode subir andando (Siga a San Martin para oeste), mas apesar dos atalhos, você pode dar o azar de encontrar alguma matilha de cães selvagens pelo caminho. Outra forma de chegar até lá é através das vans que saem da esquina da Maipú com a Juana Fadul de meia em meia hora (das 08h30 às 18h30), ou de táxi mesmo (cerca de 25 pesos). No Glaciar tem um teleférico bem legal (Aerosilla). Não deixe de dar uma passada numa casa de chá que fica na base do Cerro. Ela é uma gracinhaaaa e tem coisas deliciosas!

 

Estância Harberton:

Trata-se da primeira estância que se estabeleceu na província de Tierra del Fuego. Foi fundada no século XIX pelo misionero anglicano Thomas Bridges e seus atuais donos são os descendentes dele. Lá tem um pequeno museu chamado Acatushún, onde se exibem esqueletos de aves e mamíferos marinhos do sul da América do Sul. Declarada Monumento Histórico Nacional, a fazenda é do final do século XIX e se encontra a 60 km de Ushuaia, por mar. Você pode fazer esse passeio juntamente com a Isla Martillo.

 

Isla Martillo (pinguineira):

A Isla pertence a Estância Harberton e serve de habitat para mais de 6 mil pinguins, entre outubro e abril. Por isso, normalmente é um passeio conjugado com a fazenda histórica, Estância Harberton. A Isla pode ser visitada a partir de passeios em catamarã ou com caminhadas controladas pela própria Estância. Os passeios de catamarã são os mais comuns, mas não é permitido descer. Você observa os pinguins bem de perto, de dentro da embarcação. Tem uma empresa (e somente ela) que faz o passeio com descida na Isla (você vê os pinguins bem de pertinho!), mas são barcos bem pequenos, com número limitado de lugares, justamente para incomodar o mínimo possível os pinguins. Por conta disso, reserve assim que chegar em Ushuaia. É mais caro, obviamente, por conta do contato maior. Nome da empresa: Piratur.

 

Lagunas Fagnano e Escondido

O passeio percorre os vales e cordões montanhosos fueguinos e obtém uma vista panorâmica dos Lagos Escondido e Fagnano. O Lago Fagnano se localiza na fronteira da Ilha da Terra do Fogo e possui quase 100km de extensão, sendo sua maior parte pertencente à Argentina e cerca de 5% ao Chile. O Lago Escondido tem esse nome por estar localizado no meio da Cordilheira dos Andes e rodeado por bosques, o que às vezes, deixa-o escondido por neblina e nuvens. Você pode fazer o passeio com uma 4x4!

 

Tren del Fin del Mundo:

O Trem do Fim do Mundo está localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo. Antigamente, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha a população. Hoje, é utilizado para resgatar a história da Patagônia. O ponto de partida do passeio histórico é a Estação do Fim do Mundo, localizada a 8 km de Ushuaia. Durante o trajeto, são vistas florestas antigas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo.

 

Cerro Castor:

Perfeito para os aventureiros e amantes de esqui. O Cerro Castor foi contruído em 1999 e é a estação de esqui mais austral. Fica a 26 km do centro de Ushuaia e a estrada que leva até lá é super acessível. São 30 minutos de carro pela estrada que é totalmente asfaltada. As temporadas de esqui são as mais longas da América do Sul. Começa em meados de junho e se estende até o começo de outubro. O Cerro conta com 30 km de pistas distribuídas em vinte e cinco cursos para todos os níveis. No total, o complexo conta com 800 metros de desnível esquiável e uma área de 600 hectares.A lista de serviços inclui aluguel de equipamentos, como botas e esquis, aulas em grupos e particulares, tanto para esqui como para snowboard, bar, restaurante e um lodge localizado na base do Cerro Castor.

 

Trenó de Cães:

A pista de esqui Altos del Valle ensina a andar de trenó e é a patrocinadora principal das populares corridas anuais de cães de trenó no final de agosto. A Nunatak Advenure é uma das agências que faz esse passeio. 

 

Viagem até a Antártica

A viagem à Antártida realiza-se partindo do porto de Ushuaia durante o verão. São 1000 Km de travessia pela famosa Passagem do Drake até chegar à Península Antártica, em meio a geleiras, ilhas de abundantes pingüins, leões marinhos, aves marinhas, baleias e focas. A temporada vai da metade de outubro à metade de março, dependendo das condições do gelo. Essas viagens constumavam a esgotar rapidamente, mas hoje a oferta é melhor. A travessia do oceano Antártico leva até 2 dias para cada trecho. Quanto menor o navio, mais paradas acontecem. O passeio é bem caro, mas inesquecível. São três rotas diferentes, incluindo uma que vai até as Ilhas Malvinas e são oferecidas e comercializadas por diversas agências locais e operadoras internacionais, qua cobram cerca de 5 mil dólares. Alguns cruzeiros chegam a custa 70 mil!!

 

Passeios na Cidade:

 

Museu do Fim do Mundo:

Exibe a história natural do fueguinos, pássaros empalhados, a vida dos aborígenes e das antigas colônias penais. Foi construído em 1903 pelo governador do território Manuel Fernandes Vádes e essa construção foi uma filial do Banco de la Nación até 1979, quando foi transformada no Mudeo del Fin del Mundo. Fica na esquina da Maipú com a Rivadavia.

 

Museu do Presídio e Museu Marítimo:

Qaundo os condenados foram levados da Isla de los Estados para Ushuaia, em 1906, eles começaram a construir a prisão nacional, que foi concluída em 1920. A cadeia foi projetada para acomodar 380 pessoas, mas no período mais ativo chegou a ter 800 presos. Foi fechada em 1947 e agora abriga o Museu Marítimo e o Mudeu do Presídio. As alas mostram a vida na cadeia são intrigantes. Fica na esquina da Yaganes com a Gobernador Paz.

 

Av San Martín:

Principal avenida de Ushuaia, tirando a Maipú que é a avenida da Baía de Ushuaia. A San Martin tem várias lojinhas, bares e restaurantes.

 

 

Dicas de agências:

All Patagônia

Canal Fun

Compañía de Guías de Patagonia

Nunatak Adventure

Piratour

Rumbo Sur

Tolkar

Tolkeyen Patagonia.

Turismo Comapa

Turismo de Campo

Ushuaia Turismo

Argentina 4U

 

© 2014 by Lizya Yukizaki. Created with Wix.com

bottom of page