top of page

Rota da Tequila

 

O tour pela Rota da Tequila, seja feito de ônibus ou trem turístico, ou ainda de carro, inclui além das visitas ao processo de produção em fábricas, degustações interessantes.

O agrave, que fora da terra parece um abacaxi, tem folhas duras com espinhos e forma imensos corredores nas plantações das fazendas.

O cultivo é praticamente resumido a podas, pois para amadurecer, o agrave demora de 7 a 10 anos. Ou seja, até lá, são realizadas podas até a época da colheita.

O legal das visitas é que em algumas delas você pode ter a experiência de ser um “jimador”, nome dado ao responsável pela poda e colheita. Durantes as demonstrações, o jimador corta as folhas com um único golpe, o que é bem dicífil para nós que nunca fizemos isso. Eu, por exemplo, teria que dar uns 20 golpes até acertar hahaha. Mas se você não quiser tentar, o melhor a fazer é tirar uma foto com a pinha, que pesa em média 40kg.

Depois de passear pelo campos de agrave azul, você tem a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma destilaria. Além de aprender, você ainda degusta! Na Mundo Cuervo, uma das fábricas visitadas, além da degustação da tequila, o visitante recebe uma margarita.

O Departamento Estadual de Turismo de Jalisco criou sua própria Ruta del Tequila, site que sugere atrações relacionadas à bebida. Todas são acessíveis em passeios de um dia saindo de Guadalajara.

A rota passa por cinco municípios: Tequila, Arenal, Magdalena, Amatitlán e Teuchitlán.

 

Acesse rutadeltequila.org.mx e veja as sugestões!

© 2014 by Lizya Yukizaki. Created with Wix.com

bottom of page