
Localizada na borda da Cordilheira dos Andes, a cidade de Mendoza é sinônimo de vinho para qualquer pessoa do mundo. Além de ser um importante centro de produção dessa iguaria, a cidade é também grande produtora de azeite. Por esses e outros milhares de motivos, Mendoza é um dos destinos mais visitados da Argentina.
A cidade é cheia de árvores, avenidas largas, parques e pequenos canais de irrigação que cortam as principais ruas. Tudo praticamente se concentra ao redor da Plaza Independência, com uma rua peatonal, a Sarmiento, as transversais 9 de Julio e Av. San MartÃn e as paralelas Aristides Villanueva e Las Heras .
O mais interessante é que Mendoza é mais próxima de Santiago, no Chile, do que da própria capital argentina, Buenos Aires. São apenas 340km que a separam da capital chilena. Já de Buenos Aires, são cansativos 1.050km. Mais fácil incluir a cidade num roteiro do Chile do que da Argentina, ou juntar os dois paÃses e fazer essa pausa proposital na cidade do vinho.
Quanto ao clima de Mendoza, as temperaturas apresentam grande oscilação anual. A temperatura média gira em torno de 25 graus, mas no inverno os termômetros chegam abaixo dos 10 graus. Quando ir? Em qualquer época: no verão aproveite os parques arborizados e as vinÃcolas; no inverno combine visitas a vinÃcolas e diversão nas estações de esqui (como Las Leñas, por exemplo).
O passeio que não pode faltar na sua lista é a visita a uma vinÃcola. São mais de 1.200 vinÃcolas caseiras ou pertencentes a multinacionais! Veja como é o processo de produção do vinho, desde a fase da colheita da uva. É um passeio bem legal e tem como fazê-lo através de uma forma mais barata. Quando fui, eu e meus amigos alugamos bikes e com elas pedalamos o dia inteiro visitando várias vinÃcolas. Conto mais aqui
