top of page

A Tequila

 

Tequila, a mais famosa aguardente do México,  é uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul, que nasceu há quase meio milênio no estado de Jalisco, localizado a 65km a nordeste de Guadalajara.

 

Hoje, os planaltos e as planícies em torno de Guadalajara são cobertos de mares de agrave azul (produto do qual é feito a tequila) e cheios de destilarias que vão de pequenos depósitos de adobe a imensas haciendas.

 

Jalisco recebeu em 2006 o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco e esse estado, mais precisamente o município de Tequila (leia mais aqui         ), é o ponto de partida para a história recheada de sabor mexicano.

 

A tequila está protegida legalmente por meio de uma denominação de origem: só poder ser denominada de tequila a bebida destilada do agrave azul que é colhido em Jalisco e em algumas regi!ões de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas.

 

O solo vulcânico vermelho dessas regiões é particularmente propício ao crescimento do agave-azul e, devido a isso, mais de 300 milhões de plantas são colhidas todo ano! O agave cresce diferentemente dependendo da região: agaves-azuis plantadas em áreas altas são maiores e mais doces em aroma e sabor. Agaves das áreas mais baixas tem um sabor e fragrância mais herbáceos.

 

Se estiver em qualquer estado mexicano, não perca a oportunidade de provar a verdadeira tequila mexicana! Um número cada vez maior de bares em todo o país oferece degustação de variedades de alta qualidade dessa bebida icônica do México. A tequila que tomamos no Brasil “José Cuervo” (e que achamos gostosa), por incrível que pareça, não é considerada tãaao gostosa no México, e é uma das mais baratas lá!

 

E quando for beber, lembre-se sempre das sábias palavras do falecido comediante George Carlin: “Uma tequila, duas tequilas, três tequilas, chão”. 

© 2014 by Lizya Yukizaki. Created with Wix.com

bottom of page